sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Situação crítica das águas do mar de Santa Catarina

Há menos de 15 dias do início da temporada de verão em Santa Catarina, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou o primeiro Relatório de Balneabilidade do litoral catarinense, que aponta 21,53% das praias impróprias para banho. A situação mais grave é em Florianópolis, onde 21 pontos, dos 65 monitorados estão sem balneabilidade, totalizando 32,30% dos pontos monitorados.

Foram coletadas amostras em 195 pontos das principais praias do litoral, que totaliza mais de 500 quilômetros de costa. Destes, 42 pontos estão impróprios ao banho. Em relação ao último relatório de 2011, o Norte da Ilha recebeu uma boa notícia: cinco pontos na Praia dos Ingleses e seis em Canasvieiras passaram a ser acessíveis ao banho de mar.

A Fatma monitora 28 prefeituras do litoral a respeito das medidas para resolver o tratamento de esgotos sanitários domésticos. Destes, 14 municípios estão com obras de saneamento em fase de execução ou de licenciamento ambiental. Na temporada a qualidade das águas é afetada pelo aumento da população flutuante e as chuvas intensas de verão que levam um maior número de dejetos e esgoto para o mar.

Saneamento
No Norte da Ilha serão investidos R$ 39 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a prefeitura e o governo do Estado, através da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Pelo cronograma anunciado pela direção da Companhia serão investidos R$ 500 milhões em recursos nos próximos quatro anos.